Quando pensar em diferenciais e habilidades para uma vaga de emprego ou mesmo quando te fizerem aquelas famosa perguntas nas entrevistas, como: quais são suas habilidades? Porque eu deveria te contratar?
Pare, respire e pense: o que você sabe fazer e faz tão bem que poderia cobrar por isso?
Ótimos diferenciais contam com muito conhecimento, para candidatos já formados ou mesmo estudante de uma graduação vale falar sobre os conteúdos, cursos, estágios extras graduação que você já fez, isto mostra o quanto você está empenhado e comprometido com sua profissão.
Se você é um (a) candidato (a) que não está na graduação, calma, tem muitos diferenciais que não requerem uma graduação, o conhecimento é distribuído de forma ampla, se você se dedicou a estudar, aprender e testar algo, isto com certeza pode ser usado para o mercado de negócios.
Agora que já sabemos os tipos de diferencias que podemos ter e levar para uma entrevista, vamos conversar sobre os diferencias acadêmicos e dos não acadêmicos, mas lembrando que os não acadêmicos são relativos já que são avaliados de forma pessoal e individual.
Melhor ainda, vou te explicar o que isto agrega em uma visão empresarial, abaixo selecionei um top 3 dos diferencias requisitados pelas empresas.
1 – Empatia e espírito de equipe
Ter este diferencial vai mostrar para a empresa que você não pensa somente no seu umbigo e que terá a flexibilidade para deixar seu pré-conceitos de lado e entender a visão do próximo, fazendo com que você consiga agregar ao time fazendo mais e melhor pela equipe.
Grande parte do sucesso da equipe está em entender que é melhor, mais fácil e bem mais rápido chegar a um objetivo quando se trabalha junto, ter está noção já conta como uma diferencial enorme.
2 – Bilinguismo
Este parece clichê mas não é, ter um segundo idioma antigamente era considerado um diferencial nos dias de hoje é considerado algo básico, grandes empresas já nem colocam mais este tópico na lista de requisitos pois consideram que todos devem ter um segundo idioma, é um benefício pessoal antes mesmo de ser um benefício empresarial.
É só parar para pensar que se você já tem muito sucesso falando apenas português, imagine quantas portas do sucesso irão se abrir quando conseguir se comunicar em dois idiomas, negociar, combinar, ajustar detalhes enfim suas chances de sucesso irão dobrar e quiça conseguir ter este sucesso todo em uma empresa internacional, assim seu salário terá a chance de aumentar de forma considerável.
3 – Visão de negócios
Empresas já estão super acostumadas com muitos candidatos que buscam um emprego apenas um emprego e não tem nada de errado nisso mas se você está buscando um diferencial/habilidade na qual a empresa irá te olhar com outros olhos comece a ver a empresa com um outro olhar, olhe com os olhos do dono, veja e mostre o que você pode agregar para o crescimento dos negócios, fale sobre os rumos e estratégias, faça um bom embasamento das suas estratégias, não tenha medo das caras feias e sempre separe o problema das pessoas, é nunca leve para o lado pessoal.
Pense assim, estude a empresa e o atual mercado de negócios, claro, estude os diferenciais e habilidades que possam contribuir para está visão de negócios, tendo tudo isto basta aproveita-los e vende-los no seu currículo.
Estefânia Soares (@_tefisoares)