O indivíduo que se comunica em outra língua que não a sua própria tem um acesso facilitado a conhecimentos e informações que estão disponíveis no mundo se comparado a um monolíngue.
Comunicar-se em outra língua é um diferencial para aqueles que almejam ter oportunidades de trabalho, de estudo e convívio social ampliados.
A linguagem é um dos recursos mais importantes dentro de uma sociedade globalizada para tornar uma pessoa cidadã do mundo, com direitos e deveres.
A linguagem também é uma forma de poder. Ela capaz de determinar o sucesso ou o fracasso da vida profissional de muitas pessoas.
Não é por acaso que muitos estudiosos afirmam que aprender uma segunda língua é uma questão de sobrevivência, uma vez que o mundo está cada vez mais tecnológico e globalizado.
Conclusão, quantas mais línguas um indivíduo dominar, mais oportunidades de comunicar-se com o outro ele terá, portanto é indispensável começar o quanto antes a aprender uma segunda língua.
Não há como negar, a realidade atual é de que cada vez mais as pessoas precisam estabelecer uma ampla rede de comunicação entre elas afim de diminuir obstáculos impostos por limites geográficos e condições socioeconômicas para realizar todo tipo de contato imaginário.
Marisa Mussoi (@marisamussoi)