Como é comemorado o Dia Das Mães em outros lugares do mundo?

Já sabemos que o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais populares no Brasil, mas você já parou para pensar como o resto do mundo comemora esse dia tão especial ?

Alguns historiadores apontam que o Dia das Mães começou a tomar forma que conhecemos em 1865, quando uma ativista norte-americana, Ann Maria Reeves, organizou o Mother’s Friendship Day ( dia de amizade para mães), com o objetivo de melhorar as condições de cuidados dos feridos da guerra que assolou os Estados Unidos naquela época.

Com a popularização da data comemorativa nos Estados Unidos, logo a tradição chegou ao Brasil. No entanto, o Dia das Mães só se tornou parte do calendário oficial do país em 1932, quando o então presidente, Getúlio Vargas, oficializou a comemoração por meio de um decreto.

Então confira algumas curiosidades sobre as festividades no resto do mundo:

 

Dia das Mães na França

A Fête des Mères acontece no final de maio ou no início de junho na França, dependendo da data do Pentecostes (dia que marca o 50º dia após o domingo de Páscoa).

O Dia das Mães se tornou  uma celebração no país oficial em 1950, embora Napoleão tenha sido o primeiro a declarar feriado.

 

Dia das Mães na Rússia

A  tradição do Dia das Mães na Rússia surgiu na década de 1940, quando as mulheres que lutavam por direitos iguais organizaram um dia de manifestação.

No entanto, somente em 1998, o presidente Boris Yeltsin declarou oficialmente o último domingo de cada novembro como o Dia das Mães.

 

Dia das Mães na Polônia

Chamado de “Dzień Matki” na Polônia, acredita-se que o Dia das Mães polonês teve início em 1923, na Cracóvia, embora a celebração não tenha decolado até os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

Nos dias atuais, é comemorado anualmente em 26 de maio. As escolas que realizam eventos especiais, onde as crianças apresentam às mães folhas de papel conhecidas como “laurki”, decoradas com flores e mensagens especiais de amor.

 

Dia das Mães na Bolívia

Os bolivianos comemoram o Dia das Mães em 27 de maio, no dia em que a Batalha de La Coronilla é lembrada no país.

Segundo os historiadores, o movimento foi liderado por Manuela Gandarillas, uma velha cega que participou da revolução.

Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o Exército espanhol em 1812, durante a guerra pela independência do país.

 

Dia das Mães na Etiópia

Já na Etiópia, O Dia das Mães é celebrado junto com o fim da estação chuvosa no país, que acontece entre outubro e novembro. Conhecida por “Antrosht”, a comemoração dura entre dois e três dias.

Na ocasião, são realizadas reuniões religiosas especiais e as casas são decoradas. Ao final da celebração, mães e filhas fazem uma dança em homenagem às famílias.

 

Dia das Mães no México

O Dia das Mães no México é celebrado em uma data fixa, no dia 10 de maio, data em que acontece a tradicional serenata “Las Mañanitas”, que é cantada em todo o país em homenagem ao El Día de las Madres.

O país homenageia oficialmente as mães desde 1922. As famílias geralmente frequentam a igreja para uma missa especial, seguido pela distribuição de presentes e festas em comemoração.

 

O que você achou dessas formas diferentes que o Dia das Mães é comemorado em outros países? Qual delas curtiu mais?