Por ser uma comemoração internacional, muitas vezes pensamos que o Natal é o mesmo em qualquer lugar. Mas é aí que nos enganamos! Vou compartilhar com vocês algumas das minhas experiências de Natal em Dublin, na Irlanda.
Jantar no dia 24? Nem pensar!
Aqui no Brasil, a grande maioria das pessoas se reúne com familiares e amigos na noite do dia 24 para um farto jantar de Natal. Porém, na Irlanda, eles costumam fazer um almoço no dia 25 de dezembro, que costuma ser fora de horário, lá pelas 14h, 15h. Na véspera, algumas famílias se reúnem antes de colocar as crianças na cama para cantar canções natalinas e trocar alguns presentes também.
Na família que eu morava, as crianças sempre ganhavam pijama novo para eles receberem o Santa Claus no dia seguinte. Outra tradição comum no dia 24, é jogar cenouras no telhado de casa para as renas do Papai Noel. Já para o Bom Velhinho, nada de leite e biscoitos! Eles deixam um belo copão da tradicional cerveja Guiness.
Os fãs de U2 vão à loucura
Ainda no dia 24, muitas pessoas se reúnem na Grafton Street, uma das principais avenidas de Dublin, para assistir à apresentação surpresa da banda irlandesa U2. Centenas de fãs passam o dia aguardando para ver o grupo, que pode aparecer a qualquer momento.
Para deixar o momento ainda mais bacana, eles levam um baldinho para coletar tips que são revertidas em doações para o instituto de caridade do vocalista Bono Vox. É uma maneira de eles relembrarem os tempos de buskers* e ainda fazerem o bem.
Feiras de Natal
Uma das coisas que eu mais gostei durante a época de Natal na Irlanda – e que acontece em alguns outros países também – são as feiras de Natal. Muito diferentes das feitas aqui no Brasil, elas são formadas por charmosas casinhas de madeira, nas quais é possível encontrar presentes artesanais e comidinhas deliciosas.
Em algumas dessas barraquinhasé vendido o mulled wine, que é tipo o quentão que tomamos aqui nas festas juninas. Porém, existe uma diferença: eles costumam adicionar um shot de whiskey na mistura, o que deixa a bebida forte
e alcoólica novamente, então é preciso ter um pouco de cuidado.
Realidade, só dia 27!
No caso da Irlanda, o feriado do dia 25 se junta com outra celebração no dia 26: o dia de Santo Estevão, o primeiro mártir da religião católica. Neste dia, é comum que os pais levem os filhos para assistir a pantomimas (peças de teatro infantis) que ocorrem nos principais teatros da cidade.
Outro fato que eu acho muito curioso é que no dia 25 não há serviço de transporte público disponível. No caso dos trens, a folga se estende até o dia 26, voltando apenas no dia 27 de dezembro, então é preciso planejar bem o que você vai fazer nestes dois dias para não depender dos caros táxis da capital da Irlanda.
Chistmas crackers
É muito tradicional na Irlanda o compartilhamento de Christmas crackers, que são rolinhos de papel com mimos dentro. O nome vem do fato de precisar ser partido para abrir e é um ritual comum depois da ceia.
O conteúdo delas depende do preço que você está disposto a pagar, mas elas geralmente têm uma mensagem de Natal ou charada, docinhos e brinquedos estilo “balão surpresa” que temos nas festas de aniversário por aqui.
Advent Calendar
Na tradição católica, existe o calendário adventista, que conta os dias para a chegada do Natal, começando sempre no dia primeiro de dezembro.
Na Irlanda, esses calendários são feitos com gavetas ou portinhas que devem ser abertas uma a uma, conforme os dias vão passando. Dentro delas, assim como nas Christmas crackers, é possível encontrar mensagens de Natal ou chocolates.
Christmas pudding
Essa tradição eu admito que não é a minha favorita, mas vamos lá! Em muitos países de língua inglesa, um dos doces mais tradicionais são os Christmas puddings.
Ele é uma espécie de bolo com uma massa bastante pesada e firme recheada com frutas cristalizadas e uvas passas. Yuck! Prefiro nosso panetone. 😛
Uma rádio especial
A partir do dia primeiro de dezembro, entra no ar a X-mas Radio, a rádio oficial de Natal do País. É um mês inteiro em uma faixa especial apenas com músicas natalinas para fazer todos entrarem no clima.
E a favorita? Fairytale of New York! Se você já assistiu PS Eu te Amo, com certeza vai lembrar desta música, que aparece logo no início do filme, durante o velório de um dos personagens.
Essa é considerada uma das músicas mais irlandesas de todos os tempos.
Uma rádio especial
A partir do dia primeiro de dezembro, entra no ar a X-mas Radio, a rádio oficial de Natal do País. É um mês inteiro em uma faixa especial apenas com músicas natalinas para fazer todos entrarem no clima. E a favorita? Fairytale of New York! Se você já assistiu PS Eu te Amo, com certeza vai lembrar desta música, que aparece logo no início do filme, durante o velório de um dos personagens. Essa é considerada uma das músicas mais irlandesas de todos os tempos. Por quê? Dê uma olhadinha nos lyrics e tire suas próprias conclusões. Hehehe
Caroline Rosa (@carolrosa.rs)