“Lupin” faz reviver o charme francês

A série Lupin conquistou muitos fãs no mundo inteiro, inclusive no Brasil. A trama, inspirada em um personagem da literatura francesa, lembra muito La Casa de Papel. Porém, a versão na língua de Molière ganha pontos extras. O inconfundível charme francês, o ritmo viciante e a atuação impecável do protagonista Omar Sy tornam a série irresistível!

Aconselho mesmo os que não são fãs de ficção policial a adentrarem no universo de Lupin. O enredo é inspirado nas aventuras de Arsène Lupin, o ladrão gentil. Assane Dioup (Omar Sy) quer se vingar de uma família rica por uma injustiça cometida contra o pai dele.

Vídeos e Posters da 1.ª temporada (parte 1) de Lupin - Séries da TV

Conheça o livro que inspirou a série

Para quem gosta de literatura, uma boa pedida é o livro que serve de fio condutor para a trama. O livro é do escritor Maurice Leblanc (1864-1941), foi um romancista francês e escritor de contos, conhecido principalmente como o criador do ladrão e detetive de ficção Arsène Lupin, frequentemente descrito como um homólogo francês da criação de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes.

O famoso personagem Arsène Lupin é um ladrão fictício e mestre do disfarce criado em 1905. Ele foi originalmente chamado de Arsène Lopin, até que um político local de mesmo nome protestou. O personagem foi apresentado pela primeira vez em uma série de contos serializados na revista Je sais tout . A primeira história, “A prisão de Arsène Lupin”, foi publicada em 15 de julho de 1905.

As 8 melhores frases de O Ladrão de Casaca, de Maurice Leblanc – NotaTerapia

Lupin foi destaque em 17 romances e 39 novelas de Maurice Leblanc, com as novelas ou contos coletados em forma de livro para um total de 24 livros. O personagem também apareceu em vários livros de outros escritores, bem como em numerosos filmes, televisão, peças de teatro e adaptações de quadrinhos.

 

Outros trabalhos de Omar Sy

A performance do ator Omar Sy chamou atenção na série francesa. Para a nossa sorte, ele atua em diversos outros filmes franceses e mesmo em alguns blockbusters nos Estados Unidos. Sua performance é tão irresistível que é difícil não terminar a temporada querendo assistir outras produções estreladas por ele. Vamos conhecer algumas delas?!

 

Em terras americanas, você já deve ter visto Omar Sy em filmes como: Jurassic World (ele aparece como o treinador de velociraptors Barry Sembène, amigo do protagonista. O personagem voltou a aparecer no videogame Lego Jurassic World, novamente dublado por Sy, e tem presença garantida no terceiro filme da franquia, Jurassic World: Domínio.

Além disso, ele interpretou o mutante Bishop em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Também marcou presença em Transformers: O Último Cavaleiro (onde interpretava Hot Rod). E também pode ser conferido no filme Inferno, adaptação do livro de Dan Brown (ele atuou como Cristoph).

Enquanto a segunda temporada de Lupin não vem, confira o trabalho de Omar Sy em outros filmes de língua francesa.

 

Intouchables (Intocáveis)

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

 

Samba (Samba)

Nesta comédia com pitadas de drama e romance, Omar Sy é o protagonista. Seu personagem, Samba, é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e se mantem apenas com sub-empregos. Ele se envolve com Alice (Charlotte Gainsbourg), que, é uma executiva experiente e sofre por conta do estresse em seu trabalho.

 

Chocolat (Chocolate)

Neste filme de época, Omar Sy faz o papel de um jovem negro que nasceu em Cuba em 1868 e foi escravizado quando ainda era criança. Anos depois ele consegue fugir e é encontrado nas docas por um palhaço que o coloca nas suas apresentações. Ele ganha fama e passa a ser conhecido como Chocolat, primeiro artista circense negro na França.

 

Demain tout commence (Uma família de dois)

Samuel nunca foi de ter muitas responsabilidades, leva uma vida tranquila à beira-mar, no sul da França, cercado pelas pessoas que ama. Vê tudo mudar com a chegada inesperada de um bebê de poucos meses, Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, corre para Londres, determinado a encontrar a mãe biológica da filha, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória tornam-se inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina.

 

Knoc (O doutor da felicidade)

Numa pequena aldeia francesa, o ex-crimonoso, e agora médico, Knock (Omar Sy) convence a população saudável de que eles estão sofrendo de doenças, encontrando ou criando sintomas para todos. Mas as coisas começam a mudar quando ele conhece Adèle (Ana Girardot).

 

Yao (Jornada da Vida)

Em seu vilarejo no norte do Senegal, Yao é um garoto de 13 anos de idade disposto a tudo para encontrar o seu herói: Seydou Tall, um famoso ator francês. Convidado a promover o seu novo livro em Dakar, Tall retorna ao país de origem pela primeira vez. Para realizar o seu sonho, o jovem Yao prepara uma fuga e atravessa 387 quilômetros sozinho até a capital. Comovido com este jovem, o ator decide fugir às obrigações e acompanhá-lo de volta à sua casa. No entanto, pelas estradas empoeiradas e incertas do Senegal, Tall compreende que ao se dirigir ao vilarejo do garoto, ele também parte ao encontro de suas raízes.

 

Ana Caroline Guarnieri.