Como Manter o Contato Com o Idioma Fora da Sala de Aula?

Manter o contato com o idioma fora da sala de aula é essencial para o aprendizado. A melhor forma de fazer isso é com as dicas abaixo, de séries, programas de TV e muito mais!

 

SÉRIES

Friends: A série sobre seis amigos solteiros que vive em Nova York é uma das favoritas para praticar o listening e aprender novas expressões e gírias.

How I met your mother: Outra série que se passa em Nova York, similar à Friends, traz a história de Ted Mosby e seus quatro amigos, em flashback, para contar – como o título da série entrega – como ele conheceu a mãe de seus filhos. Também excelente para aprender vocabulário e, de quebra, rir muito.

The office: difícil não se identificar com alguma situação nessa série que mostra a vida dos funcionários de uma companhia que produz e distribui papel.  Além de divertida, a série mostra um pouco como funciona o mundo corporativo nos Estados Unidos.

Os Simpsons: estamos acostumados a assistir essa série dublada, mas que tal colocar o áudio original e tentar assistir à Homer Simpson & Cia sem as legendas? Como o contexto da série é famoso e conhecido, é uma excelente dica para começar a deixar as legendas de lado.

TALKS SHOWS

The Late Late Show with James Corden: o comediante britânico apresenta o talk show humorístico, que além de entrevistas com personalidades famosas, ainda traz quadros como o Carpool Karaoke, onde celebridades andam de carro com o apresentador e cantam seus sucessos, entre risos e histórias. O programa está disponível no Youtube.

The Tonight Show Starring Jimmy Fallon: o formato já é bem conhecido do público Americano: o programa é feito de entrevista interessantes e bem-humoradas com as mais diversas pessoas (Anitta e Gisele Bundchen já estiveram lá!), além de quadros e esquetes com os convidados, bem como jogos. Você pratica o seu inglês, ri e fica bem informado. Além de estar disponível no Youtube, a série passa legendada no canal brasileiro GNT.

REALITY SHOWS

Cake Boss: O confeiteiro Buddy Valastro e sua família recebem, em Nova Jersey, as encomendas para os mais variados bolos. A rotina na padaria é pano de fundo para esse reality show, onde é possível acompanhar o cotidiano da cidade americana e aprender vocabulário relacionado à culinária. O reality show está no canal Discovery Home & Health, e pode ser assistido com o áudio original.

Irmãos a Obra: Outro sucesso do canal Discovery Home & Health, o reality acompanha os irmãos Jonathan e Drew comprando e reformando casas para famílias canadenses e americanas. Além de ser interessante para aprender inglês e todo vocabulário relacionado à casa e móveis com o áudio original, o reality também mostra como funciona a construção de casas no hemisfério norte, bem diferente do que acontece no Brasil.

Masterchef: Fenômeno de audiência em todo mundo, o reality show acompanha uma competição entre cozinheiros. No canal Home & Health, é possível assistir às edições americana e britânica com o áudio original, e aprender sobre a cultura e culinária desses países, e praticar o seu inglês ao mesmo tempo!

Keeping up with the Kardashians: A família Kardashian é conhecida mundialmente por lançar tendências e polêmicas na mesma medida. O reality, que passa no Brasil no canal E!, mostra o dia-a-dia nada convencional da família, focando sobretudo nas irmãs Kim, Kourtney e Khloé. A série é ótima para aprender a língua, pois além de mostrar (muitas!) gírias e expressões, traz várias conversas e discussões (sérias e/ou fúteis).

APPS

Duolingo: O app, que é gratuito, é um dos favoritos para aprender e praticar o que é visto em sala de aula. Ajuda na fixação das estruturas e aumento de vocabulário.

Rosetta Stone: aplicativo bastante popular, o Rosetta Stone é premiado e busca ensinar o aluno a pensar em inglês, conectando palavras e imagens. Além disso, ele ajuda a praticar a pronúncia das palavras lendo histórias em voz alta. O app ainda dá várias dicas de como iniciar conversas, indicando palavras e frases específicas para as mais diversas situações.

Lyrics training: O aplicativo permite que você estude inglês através de letras de música. Você assiste o vídeo, ouve a música e completa a letra.

 

Por: Camila Campos

Inspire-se.
Assine nossa
newsletter:

Principais tags: