4 Curiosidades Sobre a Austrália

As curiosidades da Austrália são muitas. Afinal, estamos falando sobre um país de dimensão continental, com uma cultura riquíssima e costumes únicos.

Então, que tal ficar por dentro de 5 curiosidades sobre a Austrália? Acompanhe!

Resultado de imagem para Canguru gif

1. A Austrália tem a maior população costeira do mundo

A Austrália é um país continental, com quase 8 milhões de km² e cercado pelo mar. Por isso, tem um grande número de praias: são quase 11 mil! Entretanto, grande parte do território australiano é formada por regiões semiáridas e desérticas, que compõem o famoso Outback Australiano.

O resultado disso é que sua população, que é de apenas 24 milhões de pessoas (trata-se de um dos países menos povoados do mundo), concentra-se fortemente na costa. Assim, cerca de 85% da população da Austrália — ou seja, mais ou menos 20 milhões de habitantes — vive a menos de 50 km do litoral. Por isso, estamos falando da nação com a maior população costeira do mundo!

 

2. Bebidas alcoólicas não são vendidas em supermercados

A Austrália está entre os países que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo, como o vinho e a cerveja. Inclusive, há uma produção local de cervejas artesanais de altíssima qualidade. No caso dos vinhos, a Austrália tem em torno de 60 regiões vinícolas, nos arredores de cidades como Sydney, Adelaide e Melbourne.

Porém, mesmo com tanta tradição no que diz respeito às bebidas, o país apresenta leis restritivas quanto à sua venda. Ao contrário do que acontece no Brasil e em vários países do mundo, na Austrália é proibido vender álcool em supermercados: apenas lojas com licença e bares podem comercializar bebidas. Além disso, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos, como rua, praias e parques.

 

3. É costume comer carne de canguru

Não é à toa que a Austrália é conhecida como a “terra dos cangurus”: a população do animal gira em torno de 50 milhões! É mais ou menos o dobro da quantidade de pessoas que vivem no país.

Pode parecer estranho que o animal símbolo da Austrália seja caçado e comido, mas esse hábito vem de milhares de anos: era uma prática comum entre os aborígenes da região. Nos últimos anos, o costume ganhou mais força nas grandes cidades.

Por mais que a Austrália tenha leis rígidas quanto ao abate do animal, há um incentivo recente à sua caça e consumo, dado o aumento vertiginoso de sua população, que representa um risco à biodiversidade local. Assim, se antes era mais fácil encontrar carne de canguru em açougues especializados, hoje é bastante comum comprá-la em grandes supermercados, na forma de hambúrguer, salsicha e bife. Vale a pena experimentar!

 

4. Boa parte da população australiana nasceu em outro país

A grande maioria dos australianos apresenta origem europeia — principalmente inglesa (já que a Inglaterra colonizou o país), escocesa e irlandesa. Há também descendentes de alemães e italianos. Atualmente, a população local aborígene corresponde a apenas 2,5% do total.

Uma boa quantidade de pessoas que vive na Austrália, entretanto, nasceu em outro país: em torno de 25% de sua população é composta por estrangeiros. Esse é um dos fatores que tornam o país um dos mais amigáveis com estrangeiros, ótimo para se fazer um intercâmbio.

 

Gostou de ficar por dentro das curiosidades da Austrália? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam melhor esse fascinante país!

 

FONTE: https://australiancentre.com.br/